As facilidades do ANEXO SL - ISO 9001:2015
ANEXO SL - Estrutura de Alto nível
O que é a sigla SL?
Os anexos que constam no documento ISO/IEC Directives, Part 1 seguem uma sequência alfabética(SK,SL,SM), então a sigla SL é somente a identificação do anexo, não possuí nenhum significado específico.
O que é o Anexo SL?
É uma estrutura dividida em 10 capítulos que visa melhorar a integração entre as normas de gestão da família ISO, trazendo benefícios e facilidades. Entre tantas melhorias da nova revisão, o anexo SL trouxe compreensão e facilidade na interpretação, criando uma integração entre os sistemas. A partir desta nova estrutura surgiu então alguns benefícios. Vamos listar alguns abaixo:
- Integração entre sistemas de gestão, facilitando a manutenção e melhorias;
- Clareza no entendimento tanto por parte de auditores quanto da organização sobre os requisitos;
- Otimização do trabalho por parte dos coordenadores e analistas da qualidade;
- Facilidade nas adequações e interpretação das normas, caso a empresa tenha mais de uma certificação.
Quais são os 10 capítulos?
Após as revisões, você vai encontrar esta estrutura em praticamente todas as normas do sistema de gestão, facilitando a interpretação. Você vai perceber o quanto é útil este conteúdo seja você auditor ou auditado.
Abaixo estão os capítulos:
- Escopo;
- Referências normativas;
- Termos e definições;
- Contexto da organização;
- Liderança;
- Planejamento;
- Suporte;
- Operação;
- Avaliação de desempenho
- Melhoria.
PDCA (Plan, Do, Check, Action)
É possível perceber que os três primeiros capítulos são introdutórios e a partir do item Contexto da organização, temos os requisitos que a organização deve implementar. Segue a tabela abaixo para melhor compreensão
Outro ponto a ser observado é o índice das normas que consiste basicamente nos capítulos do Anexo SL. Se você observar por exemplo o índice da ISO 9001:2015, 14001:2015, DIS 45001 você vai encontrar praticamente todos os capítulos do Anexo SL e esta comparação será possível para outras normas da nova revisão, o que vai gerar mais compreensão de todos os envolvidos (Auditor e Auditados).
Analisando este fatores aqui abordados, quais outros você poderia acrescentar em relação ao ANEXO SL?
Deixe seu comentário e vamos interagir!!
24 de Janeiro de 2017Tags:
anexo slCategorias
ATENDIMENTO AUDITORIA CALIBRAÇÃO CASE DE SUCESSO COMUNICAÇÃO FINANÇAS GESTÃO INDICADORES ISO 9001 NÃO CONFORMIDADES NOTÍCIAS PLANO DE AÇÃO PLANO DE RISCO SERVIÇOSPosts Recentes
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