Benchmarking: como utilizar esse método na gestão da qualidade
Está sem tempo de ler agora? Aproveite o player e ouça o nosso conteúdo!Na TV nada se cria, tudo se copia. Essa é uma adaptação, atribuída a Abelardo Barbosa - o Chacrinha, da frase de Lavoisier que aprendemos nas aulas de Ciências na escola: no mundo nada se cria, tudo se transforma. Você achou estranho começarmos esse post sobre benchmarking revisitando estas citações?
Benchmarking visa a comparação de processos, objetos, meios e resultados. Quando fazemos benchmarking estamos avaliando características de desempenho considerando ações já realizadas e dados obtidos por outras pessoas ou empresas. Obviamente não com o intuito de uma mera cópia, mas com o objetivo de aproveitar boas práticas comprovadas e evitar decisões que comprovadamente não mostraram sucesso.
O que é benchmarking?
Considerada uma das mais relevantes estratégias para aumentar a eficiência dos negócios. Em tradução livre do inglês, temos “ponto de referência”.
É um minucioso processo de pesquisa que permite aos gestores compararem produtos, práticas empresariais, serviços ou metodologias usadas pelos rivais, absorvendo algumas características para alçarem um nível de superioridade gerencial ou operacional.
Fonte: Wikipedia
Por que você deve fazer benchmarking?Uma das primeiras razões para se fazer benchmarking é sair da zona de conforto. Claro, ao olhar para o que outros estão fazendo e entender os resultados que estão alcançando, certamente fará com que você reflita sobre os seus resultados, processos e eficiência. Você vai querer entender o quão perto (ou distante!) sua organização está dessas referências. E se elas conseguiram, você ou sua empresa também deveria conseguir, certo?
Nesse processo, fatalmente você descobrirá limitações e gargalos que devem ser tratados, assim como fatores-chaves que implicam diretamente na sua competitividade.
Vale ressaltar que o benchmarking não precisa acontecer necessariamente entre empresas, ele pode ser entre áreas de negócio, por exemplo. Veja os tipos de benchmarking mais conhecidos:
Como fazer benchmarking?
Digamos que você trabalhe em uma indústria com resultados abaixo do esperado em alguns pontos. Como acompanhar as notícias do setor, você sabe que existem outras indústrias que conseguem melhor desempenho em pontos como:
- gerir o estoque de forma mais otimizada;
- ou manter a linha de produção baixíssimas taxas de parada de manutenção corretiva, por exemplo;
- evitar o retrabalho para ganhar tempo em outros processos.
Que tal buscar entender os métodos utilizados para avaliar uma possível aplicação na sua empresa? Veja os passos básicos para começar a fazer benchmarking:
Após o planejamento, você já sabe quais dados deve buscar e é necessário identificar os lugares onde estas informações podem ser encontradas. Parcerias, convênios, networking, veículos especializados e consultorias são algumas opções.
Análise
Agora que você já tem os dados e conhece as boas práticas e processos utilizados, é hora de determinar a lacuna existente entre sua empresa e as informações encontradas. Ao fazer essa comparação, será possível traçar metas para melhorar seu desempenho. Lembrando que essa análise deve considerar as especificidades do seu negócio.
Implementação
Objetivos definidos, é chegada a hora de derivar planos de ação e mudança para viabilizá-los. Esses planos devem ser compartilhados com todos os interessados e impactados na empresa, para que eles ajudem na promoção das melhorias. Durante a execução desses planos, você deve monitorar o progresso e fazer os ajustes necessários para melhoria contínua.
Dá para perceber que fazer benchmarking é uma excelente alternativa para fomentar evolução dos processos e aplicação das boas práticas na sua empresa, certo?
Por exemplo, que tal parar para pensar se você seria cliente da sua empresa? Essa é uma boa pergunta que nos remete a um indicador muito usado atualmente, o Net Promoter Score (NPS). O objetivo é ter clareza da percepção dos clientes em relação a sua marca, seus serviços e produtos. Com essa metodologia é possível identificar pontos de melhoria, localizar o foco dos problemas para melhorar o relacionamento com os clientes.
Toda empresa sabe o custo das reclamações dos cliente para os negócios, não é mesmo? Que tal fazer um benchmarking para ver como as empresas estão performando neste indicador? Existem sites especializados como o NPS Benchmarks e o Index NPS, que podem ser referência deste indicador para empresas de todo o mundo.
E o Instituto MESC também é uma boa fonte. Nele você vai encontrar, entre outras coisas:
- Ranking com as 100 melhores empresas de 2018 em satisfação do cliente.
- Análise do NPS das 10 Melhores Empresas em Satisfação do Cliente em 2019.
A metodologia do instituto abrange as principais formas de se medir a satisfação do cliente e o impacto para o seu negócio, como por exemplo: O NPS e as normativas das ISOs 9001, 9002, 10002 e 10004.
Que tal começar já? Agora que você já entendeu o que é benchmarking, tem dicas de como fazer e tem até uma sugestão de fontes para iniciar, não perca tempo!
E vamos deixar outra informação aqui para você, que vai dar mais motivação para esse processo: baixe o ebook e descubra a verdade que ninguém lhe contou sobre a insatisfação do cliente.
26 de Fevereiro de 2019
Tags:
benchmarking processos boas práticasCategorias
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