Facebook

5 Livros relevantes para a área de Gestão da Qualidade

Se você trabalha na área da qualidade sabe que é preciso de estratégias fundamentadas nos processos exigidos pela norma. A leitura é um bom método de se aperfeiçoar e de se atualizar, para lhe ajudar, separamos 5 títulos que ajudarão você a gerenciar melhor o sistema de gestão da qualidade. Confira!
 
GESTÃO DA QUALIDADE: TEORIA E PRÁTICA, de Edson Pacheco Paladini

 
O autor Edson Pacheco Paladini reuniu neste livro as teorias e práticas fundamentais da gestão da qualidade e os principais obstáculos da área.
 
O livro é considerado leitura fundamental para gestores que queiram recursos e estratégias para atuar na área da qualidade de grandes organizações. No livro você encontrará também análises sobre a implantação do sistema, destacando os erros e acertos.

GERENCIAMENTO DA QUALIDADE TOTAL, de John S. Oakland

 
O autor estruturou o livro em cinco tópicos básicos, onde ensina como gerenciar a área da qualidade de forma total, relacionando os processos com clientes e com a cultura organizacional.
 
No livro, John também destaca perspectivas relevantes como a mudança e criação da cultura adequada, liderança produtiva, trabalho em equipe e comunicação eficaz. A partir desta obra é possível implantar e aplicar o TQM (Gestão da Qualidade Total) em uma organização e obter reflexões sobre a melhoria contínua.
 
AÇÕES PARA A QUALIDADE, de Marcus Vinicius Rodrigues


 

Marcus Vinícius Rodrigues é o autor desse livro que apresenta várias ações que podem ser aderidas pelas organizações a fim de desenvolver a área de estratégia e de desempenho dos colaboradores.
 
No livro é possível se aprofundar na metodologia GEIQ (Gestão Estratégica e Integrada dos Processos para a Qualidade), desenvolvida pelo próprio autor.
 
Nesta edição você confere anexos escritos por doutores e mestres que possuem grande conhecimento na área, sempre com foco na qualidade e na eficácia das organizações.
 
GESTÃO DA MUDANÇA E CULTURA ORGANIZACIONAL, de Sílvio Luiz Johann, Alexandre Alberto Leite De Oliveira, Mara Beckert, Vera Susana Lassance Moreira
 

A cultura organizacional está totalmente ligada à área de gestão da qualidade, por conta disso, os autores desse livro ensinam a analisar tudo que acontece na organização, além de reforçam a importância de flexibilidade da cultura organizacional ao ser capaz de se adequar aos novos tempos.
 
Quando disposta ao gerenciamento da cultura, a organização equilibra os processos, pois existe a possibilidade de criar e manter as atividades coletivas eficientes e assertivas no quadro funcional, resultando em ações positivas.

GESTÃO DA QUALIDADE E PROCESSOS, de Isnard Marshall Junior; Alexandre Varanda Rocha; Edmarson Bacelar Mota e Odair Mesquita Quintella

 
Neste livro, quatro autores trazem uma abordagem histórica sobre gestão da qualidade. Entre os tópicos apresentados estão os princípios dos processos de qualidade, criados nos anos 50, e como eles passaram a ser aplicados pelas organizações.
 
Através da leitura dessa obra é possível ter uma boa noção da capacidade e da importância dos conceitos ligados à gestão da qualidade como exemplo de excelência para um melhor gerenciamento das as organizações.
 
E aí, o que achou? Esperamos que você possa ampliar o conhecimento na área de gestão da qualidade com essas dicas. Boa leitura!

06 de Novembro de 2018

Tags:

gestão da qualidade livros