A nova face do "Contexto da Organização" na nova revisão da ISO 9001
CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO: Você está por dentro deste termo?
Este é o requisito 4 da norma ISO 9001:2015. Na revisão ISO 9001:2008, tratava-se de uma descrição do escopo e suas relações entre os processos. A partir da nova revisão, a organização deve também identificar aspectos internos e externos que podem impactar a capacidade do SGQ atingir os resultados esperados.
Com base nesses dados, será possível iniciar o planejamento do SGQ, dando mais consistência ao vínculo entre Contexto da organização e Sistema de Gestão da Qualidade.
Outro ponto a ser observado é que a definição da Política e dos Objetivos da Qualidade, tornou-se mais claro a partir da análise do contexto da organização.
Talvez você já tenha ouvido falar sobre o fato de o planejamento estratégico ser requisito obrigatório na revisão da ISO 9001:2015. Na verdade, não é uma exigência, embora seja um item feito por muitas empresas de forma direta ou indireta no seu planejamento.
Contudo, lembre-se, você DEVE monitorar e analisar criticamente questões externas e internas para controlar e atender ao requisito tendo uma boa prática de gestão, para isso, sugerimos algumas ferramentas:
Ferramenta RISCOS x OPORTUNIDADES (Planilha Excel)
Classifica os riscos e oportunidades do seu processo ou negócio. Nesta matriz você poderá vincular as ações aos riscos ou oportunidades e ter um controle sobre seus processos. O resultado destes apontamentos será uma Matriz de Probabilidade X Impacto que classifica cada atividade do seu processo, em Probabilidade (Remota, Possível, Provável e Muito Provável); Impacto (Baixo, Médio, Alto e Muito Alto), você quer receber o link dessa planilha para download?
GUT
Classifica atividades em Gravidade Urgência e Tendência.
SWOT ou FOFA
Classifica as Forças X Oportunidades e Fraquezas X Ameaças do seu processo ou negócio.
Sobre o item acima
Entendemos o risco como a incerteza de um acontecimento futuro, de modo que, não necessariamente o risco remeta sempre a algo negativo, como geralmente se vê. Tomamos como base o item 0.3 Abordagem de processo – 0.3.3 Mentalidade de risco que diz: “uma organização precisa planejar e implementar ações para abordar Riscos e Oportunidades” seguimos a sugestão da norma como nomenclatura.
No Anexo A - seção A.4 da ISO 9001:2015 não há exigência de nenhum método requerido pela norma, por sugerimos neste artigo boas práticas de gestão para auxiliar você.
Com estas dicas, você vai conseguir iniciar seu planejamento e ter uma boa prática de gestão com as ferramentas apresentadas, evidenciando os controles, pois mais importante é você gerar bons resultados e além disso atingir os objetivos pretendidos pelo sistema de gestão.
Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor para você.
Deixe seu comentário e vamos interagir!
Não se esqueça de baixar nosso modelo de classificação de RISCOS x OPORTUNIDADES:
02 de Fevereiro de 2017Tags:
iso 9001Categorias
ATENDIMENTO AUDITORIA CALIBRAÇÃO CASE DE SUCESSO COMUNICAÇÃO FINANÇAS GESTÃO INDICADORES ISO 9001 NÃO CONFORMIDADES NOTÍCIAS PLANO DE AÇÃO PLANO DE RISCO SERVIÇOSPosts Recentes

07 de Dezembro de 2020

05 de Novembro de 2020

28 de Outubro de 2020

19 de Outubro de 2020

13 de Outubro de 2020

05 de Outubro de 2020

28 de Setembro de 2020

21 de Setembro de 2020

31 de Agosto de 2020

24 de Agosto de 2020