Facebook

Como montar planejamentos eficazes com a ajuda das OKRs

Traçar metas e planos é algo crucial para o sucesso de uma empresa, afinal, é o gerenciamento estratégico da organização que dirá o quanto ela tem sido eficiente em seu meio de atuação.
 
A metodologia OKR se apresenta com grande destaque como uma solução bastante prática para quantificar o progresso das metas internas de uma empresa. Abaixo você irá conhecer mais sobre a metodologia OKR e entenderá como ela pode ajudar a sua empresa a alcançar elevados padrões de qualidade!

O que são OKRs

Antes de mais nada, é importante que você saiba o que de fato é a OKR -  Objectives and Key Results (no português Objetivos e Resultados-chave).
 
O termo foi elaborado por Andy Grove, que foi um dos primeiros funcionários da Intel, inclusive chegando ao posto de presidente da empresa. O foco era simples: encontrar uma ferramenta capaz de mensurar o nível de evolução das metas traçadas por uma empresa, sejam elas coletivas ou individuais.
 
As OKRs surgiram como uma forma de facilitar a mensuração de resultados de um time e trazer mais proximidade entre as metas. Afinal, elas devem ser de conhecimento de toda a equipe.
 
Funciona da seguinte forma:
 
●     1º - Cria-se uma lista de grandes objetivos, geralmente entre 3 e 5;
 
●     2º - Dentro de cada um desses objetivos, existem entre 3 e 5 resultados que são mensuráveis;
 
●     3º - Esses resultados devem trabalhar com uma pontuação (em percentual ou quantidade), para destacar o seu avanço.
 
Um exemplo seria:
 
1 - Objetivo (O): Implantação de um software de monitoramento de qualidade em 2021.
 
Resultados esperados:
 
KR 1 - Instalação nos departamentos: 80% dos departamentos precisam do software de qualidade;
 
KR 2 - Fazer um treinamento virtual por semana, com o intuito de alinhar a estratégia de monitoramento de cada setor;
 
KR 3 - Treinar um líder em cada departamento para representar o time de treinamentos da ferramenta.
 
Percebe como fica muito mais simples compreender o avanço de suas metas?

A diferença entre OKRs e KPI’s

À primeira vista, pode parecer que as OKRs e as KPIs - Key Performance Indicators (Indicadores-chave de Performance) sejam a mesma coisa, mas embora possuam uma singela semelhança, são ferramentas distintas.
 
Enquanto as OKRs visam o avanço sistemático das metas por parte dos colaboradores e das equipes, as KPIs funcionam como um mapa que detalha o avanço gradual de uma ação.
 
Perceba que as OKRs almejam alcançar as metas que são estipuladas de forma prévia, enquanto a KPI detalha aquilo que já foi alcançado.
 
Essas ferramentas não precisam funcionar de forma independente, muito pelo contrário, a união de ambas pode muito bem complementar o trabalho de uma equipe e aumentar a eficácia do projeto.
 
Mas, é importante ressaltar que o objetivo principal deve ser mantido. Ao mesmo tempo que o processo é bastante detalhado, o foco no cumprimento das metas deve ser o de maior relevância dentro das atividades.

Exemplificando as OKRs em seus planejamentos

Para que você entenda com maior clareza quais são os impactos das OKRs dentro de uma empresa, confira abaixo quais são os maiores benefícios e desafios de sua implantação:


Ponto a ponto

Pelo fato de trazer parâmetros a serem seguidos, dividindo grandes objetivos em pequenas metas, o processo pode ser visto em diferentes etapas, isso facilita a interpretação e também a realização das tarefas.
 
Quando as pequenas tarefas são divididas entre os times, o processo se torna mais ágil e prático, evitando completamente a sobrecarga de demandas e garantindo um resultado eficaz, sempre no prazo adequado.

Fácil compreensão

Elaborar as OKRs não é uma tarefa complexa e pode ser feita em pouco tempo em seus planejamentos. Melhor ainda se o acompanhamento for de fácil acesso para toda a equipe, como por exemplo um painel informativo.
 
Dividir os grandes objetivos em pequenos passos traz uma melhor compreensão do que de fato é realizado, além de também trazer uma sensação de pertencimento por parte dos times participantes.

Alinhamento contínuo

As OKRs são elaboradas de forma bastante participativa, o que quer dizer que todos os times se envolvem igualmente. Primeiro para elaborar as metas a serem alcançadas e depois para manter a comunicação entre os times, trazendo feedbacks do que já foi realizado e quais são os próximos passos a serem tomados.


Como realizar a implantação das OKRs

Se você decidiu que esse é o momento certo para implantar as OKRs em sua empresa e elevar o nível de qualidade de seus processos, então aqui vão algumas dicas que com certeza irão te ajudar nessa importante tarefa:

●     Alinhamento entre os times: Antes de mais nada, reúna os colaboradores de todos os times envolvidos e apresente a eles o que de fato é a nova metodologia. Detalhe toda a sequência estratégica e por fim absorva as suas opiniões.
 
●     Delegue funções: Escolha representantes dentro dos times para que possam te auxiliar na tomada de decisões e para que acompanhem in loco o andamento das atividades.

●     Acompanhamento: Escolha a periodicidade adequada para reunir os times e analisar o que já foi alcançado e tudo o 
queprecisa ser ajustado.

●     Celebre as vitórias: Reconheça os méritos dos times, assim sempre que grandes feitos forem alcançados, não deixe de celebrar e
premiar as suas equipes.

Suporte profissional

Você tem agora uma série de ideias para colocar em prática e estabelecer uma rotina aprimorada de acompanhamento de metas para manter um alto nível de qualidade em sua empresa.
 
Não deixe de seguir essa jornada em busca do conhecimento, a motivação sem dúvidas terá reflexos positivos para sua equipe e os resultados serão vitoriosos.
 
Que tal contar com o suporte de especialistas nessa trajetória? Inicie agora mesmo um chat no Whatsapp com a equipe do DOO. Nosso time está preparado para apresentar tecnologias que farão a gestão da qualidade de seu negócio ir além.
 
E não deixe de acompanhar o blog do DOO para receber insights corporativos que poderão ser implantados em seu negócio! 

22 de Março de 2021

Tags:

Gestão Okrs metas