5 Livros relevantes para a área de Gestão da Qualidade
Está sem tempo de ler agora? Aproveite o player e ouça o nosso conteúdo!Se você trabalha na área da qualidade sabe que é preciso de estratégias fundamentadas nos processos exigidos pela norma. A leitura é um bom método de se aperfeiçoar e de se atualizar, para lhe ajudar, separamos 5 títulos que ajudarão você a gerenciar melhor o sistema de gestão da qualidade. Confira!
GESTÃO DA QUALIDADE: TEORIA E PRÁTICA, de Edson Pacheco Paladini
O autor Edson Pacheco Paladini reuniu neste livro as teorias e práticas fundamentais da gestão da qualidade e os principais obstáculos da área.
O livro é considerado leitura fundamental para gestores que queiram recursos e estratégias para atuar na área da qualidade de grandes organizações. No livro você encontrará também análises sobre a implantação do sistema, destacando os erros e acertos.
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE TOTAL, de John S. Oakland
O autor estruturou o livro em cinco tópicos básicos, onde ensina como gerenciar a área da qualidade de forma total, relacionando os processos com clientes e com a cultura organizacional.
No livro, John também destaca perspectivas relevantes como a mudança e criação da cultura adequada, liderança produtiva, trabalho em equipe e comunicação eficaz. A partir desta obra é possível implantar e aplicar o TQM (Gestão da Qualidade Total) em uma organização e obter reflexões sobre a melhoria contínua.
AÇÕES PARA A QUALIDADE, de Marcus Vinicius Rodrigues
Marcus Vinícius Rodrigues é o autor desse livro que apresenta várias ações que podem ser aderidas pelas organizações a fim de desenvolver a área de estratégia e de desempenho dos colaboradores.
No livro é possível se aprofundar na metodologia GEIQ (Gestão Estratégica e Integrada dos Processos para a Qualidade), desenvolvida pelo próprio autor.
Nesta edição você confere anexos escritos por doutores e mestres que possuem grande conhecimento na área, sempre com foco na qualidade e na eficácia das organizações.
GESTÃO DA MUDANÇA E CULTURA ORGANIZACIONAL, de Sílvio Luiz Johann, Alexandre Alberto Leite De Oliveira, Mara Beckert, Vera Susana Lassance Moreira
A cultura organizacional está totalmente ligada à área de gestão da qualidade, por conta disso, os autores desse livro ensinam a analisar tudo que acontece na organização, além de reforçam a importância de flexibilidade da cultura organizacional ao ser capaz de se adequar aos novos tempos.
Quando disposta ao gerenciamento da cultura, a organização equilibra os processos, pois existe a possibilidade de criar e manter as atividades coletivas eficientes e assertivas no quadro funcional, resultando em ações positivas.
GESTÃO DA QUALIDADE E PROCESSOS, de Isnard Marshall Junior; Alexandre Varanda Rocha; Edmarson Bacelar Mota e Odair Mesquita Quintella
Neste livro, quatro autores trazem uma abordagem histórica sobre gestão da qualidade. Entre os tópicos apresentados estão os princípios dos processos de qualidade, criados nos anos 50, e como eles passaram a ser aplicados pelas organizações.
Através da leitura dessa obra é possível ter uma boa noção da capacidade e da importância dos conceitos ligados à gestão da qualidade como exemplo de excelência para um melhor gerenciamento das as organizações.
E aí, o que achou? Esperamos que você possa ampliar o conhecimento na área de gestão da qualidade com essas dicas. Boa leitura!
06 de Novembro de 2018
Tags:
gestão da qualidade livros indicacao de leitura sgq livros ISO 9001Categorias
ATENDIMENTO AUDITORIA CALIBRAÇÃO CASE DE SUCESSO COMUNICAÇÃO FINANÇAS GESTÃO INDICADORES ISO 9001 NÃO CONFORMIDADES NOTÍCIAS PLANO DE AÇÃO PLANO DE RISCO SERVIÇOSPosts Recentes
3 boas práticas para avaliar a eficácia dos treinamentos25 de Abril de 2024 Como engajar colaboradores na qualidade por meio dos treinamentos?
10 de Abril de 2024 Gestão à vista de indicadores: comunicando resultados e impulsionando desempenho!
25 de Março de 2024 A importância de monitorar competências e treinar colaboradores
05 de Março de 2024 Como centralizar os históricos de Atendimentos ao Cliente com o DOO
20 de Fevereiro de 2024 Dicas para preparar sua empresa para auditoria de certificação ISO 9001
23 de Janeiro de 2024 Reduza entre 6% e 64% seu custo com calibração
08 de Janeiro de 2024 Impactos da Indústria 4.0 na gestão da qualidade contemporânea
27 de Dezembro de 2023 Gestão da qualidade - Retrospectiva 2023
13 de Dezembro de 2023 Como lidar com as reclamações de clientes?
16 de Novembro de 2023