Facebook

3 motivos para a sua empresa adquirir uma ferramenta para Gestão de Pessoas

Em vez de ler, que tal ouvir o artigo? Experimente no player!

É uma boa prática treinar as pessoas de forma eficiente, pois a capacitação e o desenvolvimento dos colaboradores estão ligados as estratégias do seu negócio e envolvem ações, métodos, processos e práticas.

No mercado é possível identificar algumas ferramentas que auxiliam para uma Gestão de Pessoas mais ativa, já que ajudam a otimizar os processos relacionados a área, além de servir como ação motivadora já que os colaboradores ficam mais engajados com a organização e suas ações.

Listamos 3 motivos para você utilizar uma ferramenta para Gestão de Pessoas na sua organização, confira!
 
1 – Controle total do processo de contratação

Um software que ajude na organização do processo seletivo pode trazer diversos benefícios como:


  • Gerenciamento adequado dos currículos evitando duplicidade;
  • Acompanhamento na participação do candidato em outros processos;
  • Seleção por meio das informações do currículo;
  • Solicitação de contratação através de aprovação e outros controles que poderão auxiliar o gestor na tomada de decisão.

Uma ferramenta com estas funcionalidades é possível gerenciar todas as etapas do processo, desde a disponibilização da vaga até a admissão.

O fluxo de trabalho é otimizado pois ajuda a encontrar e contratar um funcionário qualificado para a vaga em aberto, diminuindo assim, o retrabalho e desperdício de tempo.
 
2 – Facilidade na organização de treinamentos

Desenvolver os profissionais dentro da organização é essencial para que estejam sempre atualizados e que se mantenham motivados. Com uma ferramenta de gestão você consegue ter o controle dos treinamentos, participantes, setores e periodicidade, e todas as informações ficam atreladas ao próprio perfil do colaborador.
 
 
3 – Controle das Descrições de Cargos

A ferramenta para o controle das Descrições de Cargos é importante para que a organização consiga ter o conhecimento de quais são 
as atividades de cada profissional detalhadamente, conseguindo desta forma mapear as competências técnicas e comportamentais para cada função.
 
A ISO 9001 E A GESTÃO DE PESSOAS

Alguns requisitos encontrados na ISO 9001:2015 são específicos para a consolidação das relações entre a organização e as pessoas. 
Entre eles, estão:

7.1.2 Pessoas – A organização deve determinar e prover as pessoas necessárias para a operação e controle dos processos e para a efetiva implementação do sistema de gestão da qualidade.

7.2 Competência – A organização deve assegurar que as pessoas sejam competentes, com base em educação, treinamento OU experiência apropriados.

7.3 Conscientização – A organização deve assegurar que pessoas que realizam trabalhos sob o controle da organização devem ser conscientizadas:

a) da política da qualidade;
b) dos objetivos da qualidade pertinentes;
c) da sua contribuição para a eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade;
d) das implicações de não estar conforme com os requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade.

Na ISO 9001 existem mais exemplos além desses e que podem servir como auxílio para o gestor. Utilizar uma ferramenta específica para a gestão de pessoas facilita o gerenciamento de colaboradores, as ações de seleção de pessoas, os treinamentos entre outros processos da área.

Apresentamos neste artigo 3 motivos para que sua organização utilize uma ferramenta para otimizar os processos de gestão de pessoas e trabalhe de forma mais eficiente com os colaboradores em todas as ações relacionadas.
 
 

03 de Setembro de 2018

Tags:

gestão de pessoas sistema para gestão de pessoas descrição de cargo gestão de treinamentos