Facebook

Descubra qual é a interação entre ISO 9001 e ISO 17025 e quais as vantagens para a sua empresa

A ISO 9001 é um sistema de certificação de gestão que ajuda empresas e gestores na otimização de seus processos. As organizações certificadas e que contam com um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) demonstram que trabalham com boas práticas de gestão.
 
O SGQ funciona como um instrumento que auxilia uma empresa a encontrar e corrigir falhas nos seus processos, com foco na melhoria contínua. Ele ajuda também na busca por mais agilidade no desenvolvimento de produtos ou serviços, para satisfazer os clientes e alcançar resultados sustentáveis.
 
Neste contexto, vale a pena destacar a norma ISO/ IEC 17025, que rege Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração. Ela é destinada apenas para laboratórios com intuito de assegurar a competência das operações e a capacidade de gerar resultados válidos. E o mais interessante é que existem pontos de interação entre a ISO 17025 e a ISO 9001.

Veja, neste post, quais são os requisitos que atendem os dois sistemas!

Como acontece a interação ISO 9001 e ISO 17025?



A implementação de um sistema de gestão da qualidade que ajuda gestores nos processos organizacionais é feita de forma voluntária. Ou seja, não há regras que obrigam uma empresa a adotar um SGQ. Mas quando implementado, é importante que os requisitos sejam cumpridos para que, de fato, os ganhos sejam obtidos.

Sabemos que a norma ISO 9001 pode ser usada em áreas diferentes da empresa e, para os laboratórios, alguns de seus requisitos acabam por ajudar na implementação da norma ISO 17025.

A padronização do sistema de gestão da qualidade ocorria com a ISO/ IEC Guia 25 e a EN 45001. Ambas continham aspectos ineficientes que prejudicavam sua aplicação consistente. Com isso, surgiu uma revisão da ISO Guia 25, criando-se a norma ISO/ IEC 17025.

Em seguida houve outro processo de revisão, surgindo uma nova versão em 2005, onde eram estabelecidos requisitos gerenciais e técnicos. O objetivo era que a empresa conseguisse resultados técnicos válidos.

Por conta desta padronização, pontos de interação entre ISO 9001 e ISO 17025 foram gerados. Veja o que diz a norma quanto aos requisitos deste sistema de gestão:
8.1.3 Opção B

“Um laboratório que utiliza e mantém o sistema de gestão ABNT NBR ISO 9001, que seja capacitado para apoiar e demonstrar um atendimento mais consistente como determina as Seções 4 e 7, também estará apto para atender pelo menos à intenção que estão impostos sobre o sistema de gestão especificado em 8.2 e 8.9.
Os laboratórios que estejam em conformidade com a 17025 também possuem autorização para operar, de modo geral, conforme os princípios estabelecidos pela ABNT NBR 9001”.

Vamos traçar então um paralelo entre os requisitos das duas normas.


Quais requisitos da ISO 9001 que interagem com a ISO 17025?



Na abrangência da ISO 9001, temos a padronização dos processos e requisitos que exigem:
  • Informação documentada (7.5);
  • Ações para abordar riscos e oportunidades (6.1);
  • Melhoria (10);
  • Não conformidade e ação corretiva (10.2);
  • Auditoria interna (9.2);
  • Análise crítica pela direção (9.3).
Os requisitos da ISO 17025 que têm interação com os indicados acima e ajudam a atestar que determinado laboratório tem competência técnica para apoiar e demonstrar ensaios e calibrações mais consistentes são:
 
  • Documentação do sistema de gestão (8.2 Opção A);
  • Controle de documentos do sistema de gestão (8.3 Opção A);
  • Controle de registros (8.4 Opção A);
  • Ações que abordem riscos e oportunidades (8.5 Opção A);
  • Melhoria (8.6 Opção A);
  • Ações corretivas (8.7 Opção A);
  • Auditorias internas (8.8 Opção A);
  • Análises críticas pela gerência (8.9 Opção A).
 
Veja que documentação, gestão de riscos, melhoria contínua, ações corretivas, auditoria e análise dos cargos de gestão são os aspectos comuns dos requisitos das duas normas. Portanto, quem já tem seu sistema de gestão da qualidade atestado pela ISO 9001, atenderá esses requisitos da ISO 17025 com mais facilidade.

Lembrando que os requisitos gerenciais são semelhantes, contudo, o atendimento da ISO 9001 não fornece competência ao laboratório para produzir resultados tecnicamente válidos.


Vantagens da interação entre a ISO 9001 e a ISO 17025



Além de ajudar na implementação dos sistemas, a interação entre os requisitos dessas duas normas proporciona benefícios para as empresas, como:
  • Produção mais ágil com sistemas inteligentes;
  • Planejamento e controle sistêmico das rotinas de trabalho, permitindo mais padronização;
  • Ajuda na melhora da competência dos colaboradores;
  • Diminuição de desperdício de horas extras com o retrabalho;
  • Redução de custos;
  • Aumento da confiabilidade dos serviços diante dos parâmetros de qualidade mais rígidos;
  • Foco na qualidade de serviços, comunicação interna e trabalho em equipe.
Além disso, essa interação auxilia a evidenciar vantagens externas que devem ser observadas com a implementação dos sistemas de gestão de qualidade. Melhor  imagem da empresa diante dos clientes e do mercado, redução de riscos e aprimoramento da relação entre empresa, fornecedores e investidores são algumas delas.

Para um laboratório ser certificado ou acreditado, atender aos requisitos da  ISO/ IEC 17025 é fundamental. Assim como adotar um sistema de gestão da qualidade com processos e evidências documentadas, devidamente registradas e baseado em fluxos automatizados.

Para facilitar a implementação das normas e o aproveitamento os pontos de interação, contar com tecnologia é a melhor opção.

Por isso queremos que você experimente grátis o DOO Gestão da Qualidade, uma ferramenta que, com praticidade e segurança, integra pessoas, equipes e processos.
 
Vamos lá?

21 de Outubro de 2019

Tags:

ISO 9001 ISO 17025 sistema de qualidade