Como melhorar os resultados da empresa com as Metas SMART?

Para que uma empresa realmente alcance os resultados pretendidos é importante que as metas e a equipe estejam sendo bem direcionadas. Do contrário, o investimento em tempo, energia e recursos pode acabar sendo desperdiçado. O que, consequentemente, atrapalha o crescimento dos negócios. 
 
Ao elaborar um planejamento de metas, o profissional de gestão precisa traçar objetivos que estimulem a participação de todo o time. Também, estabelecer metas alcançáveis e saber como direcionar as funções corretamente para melhorar a produtividade e os resultados.
 
Não sabe como fazer isso e nem como estabelecer metas mais bem estruturadas? Veja, neste post, o que significa Metas SMART, como funciona a aplicação desse método e quais são os benefícios que a empresa pode adquirir por meio dele. Confira!       
 
Metas SMART: o que são?


 
Metas SMART são um método utilizado pelas empresas para facilitar o planejamento de metas. Funciona como uma espécie de lista, no qual cada objetivo é traçado e avaliado. Durante esse processo de análise, o gestor consegue verificar se a meta é alcançável e se ela possui os requisitos necessários para atingir os propósitos.
 
Dentro desse método, cada letra da sigla  SMART tem um significado:  S de Specific ( Específica); M de Measurable,  (Mensurável); A de Attainable,  (Atingível); R de Relevant,  (Relevante) e T de Time based,  (Temporal).
 
Abaixo, veja como cada uma das siglas funciona: 
 
Specific
 
Para  alcançar os objetivos,  todos devem estar comprometidos com o projeto. E, para isso, tanto a equipe como o gestor precisam compreender como será desempenhada cada função, quais são os propósitos por trás da meta e também avaliar de que forma ela será alcançada. 
 
Ou seja, no planejamento de metas, tudo deve ser o mais específico possível.
 
Por exemplo,  qual é a pretensão por trás da meta, quem serão os responsáveis por realizá-la, como ela deve ser atingida e por que é importante que a meta tenha e siga com o planejado.

Measurable
 
Suponhamos que uma empresa de cosméticos queira aumentar a receita das vendas. Elas não possui qualquer tipo de planejamento, não tem controle sobre os indicadores, estoques e nem tem estabelecida a quantidade ideal de produtos que cada vendedor deve vender.
 
Sem um relatório atualizado sobre esses números, a empresa não sabe dizer ao certo como foi a movimentação de produtos em um determinado período. Também não sabe medir o desempenho de cada vendedor e nem afirmar com certeza se a marca teve prejuízo ou lucro. 
 
Ou seja, a empresa que quer aumentar os seus resultados (seja vendendo mais ou conquistando mais clientes), precisa estabelecer metas mensuráveis e acompanhar todos os indicadores. 

Atingível
 
Uma das falhas mais comuns dentro das empresas é a criação de metas que não podem ser atingidas. Muitos profissionais de gestão ainda ficam confusos ao montar um planejamento e por conta disso acabam traçando objetivos praticamente impossíveis.
 
Sem perceber, estão fazendo algo que pode estar prejudicando a energia e a motivação de toda equipe. Afinal, quem se sente motivado em correr atrás de um resultado ilusório? Ninguém! 
 
Para que a empresa não corra esse risco, é importante que os profissionais avaliem a capacidade da meta ser atingida. Também, que os gestores conversem com outras pessoas (para conseguir uma segunda opinião) e, por meio desse contato, verifique se elas acreditam no projeto tanto quanto eles. 

Relevante
 
Além de ser específica, mensurável e atingível, a empresa também precisa garantir que a meta seja relevante para o seu crescimento. Do contrário trata-se apenas de perda de tempo, recurso e energia. É importante que ela saiba avaliar a importância de cada ação e que determine quais são os profissionais mais bem preparados para desempenhar as atividades. 
 
Se a meta for relevante para o crescimento dos negócios, toda a equipe estará mais comprometida a atingir esse objetivo. 

Temporal
 
Por último, mas não menos importante, está o tempo. Uma meta até pode estar bem especificada no planejamento, ser mensurável, atingível e relevante, mas nenhuma empresa conseguirá  resultados rápidos se não for estabelecido um prazo mínimo para alcançar os objetivos. 
Quando não é determinado um tempo para a meta ser alcançada, as equipes podem ficar desorientadas e isso acaba retardando o crescimento dos negócios.  
 

Aplicando o método SMART dentro da empresa


 
Agora que você já sabe qual é o significado de cada letra da sigla SMART e sabe como o método funciona, que tal conferir alguns modelos de aplicação dentro dos negócios?  
 
A empresa pode estipular um prazo mínimo para expandir os seus negócios. Exemplo: abrir 2 filiais na região Sul do País até dezembro de 2020. 
 
Pode estabelecer uma meta para qualificar os seus colaboradores. Por exemplo, investir em cursos profissionalizantes para todos os membros da equipe até junho de 2021.
 
Se a empresa quer aumentar as receitas, ela pode determinar um plano para aumentar as vendas em 20% até janeiro de 2020.
 
Também pode reduzir os seus custos variáveis, conscientizando os colaboradores a consumir menos papel, energia e água. Por exemplo, reduzir em 20% o consumo de energia elétrica até setembro de 2021.  
 
Esses são apenas alguns exemplos, mas todas as empresas estão livres para montar o planejamento de metas conforme as suas necessidades. O importante é que, ao estabelecerem as metas, os profissionais se certifiquem de que  estão bem especificadas e que são possíveis de serem atingidas.
 
Que sejam relevantes para o crescimento, sejam metas mensuráveis e que também tenham um tempo máximo para serem alcançadas. Se a empresa seguir o método SMART na hora de criar o seu planejamento,  será capaz de garantir benefícios enormes.  
 
Poderá diminuir a margem para interpretações erradas, gerar mais objetividade e garantir mais motivação para a equipe. Também, alcançar resultados mais rápidos, melhorar o faturamento e aumentar o número de clientes. 
 
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23 de Setembro de 2019

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