O que a filosofia Lean Manufacturing tem em comum com a ISO 9001?
A filosofia Lean Manufacturing surgiu no Japão em meados de 1945 quando, após a 2ª Guerra Mundial, as fábricas tinham a necessidade de produzir diversos produtos para a reconstrução do país.
Os conceitos e métodos de trabalhos aplicados por uma dessas empresas, a Toyota, tinham como objetivo a padronização de processos para eliminar todos os desperdícios e produzir apenas o que era demandado pelo cliente.
Anos depois, entre 1960 e 1980, o conceito de Controle de Qualidade Total e Gestão de Qualidade Total nasceu, com os princípios focados nos clientes, negócios, problemas, planejamento e tomada de decisão.
Por volta de 1987 foi criada a versão introdutória da ISO 9001 para garantir a qualidade dos projetos /desenvolvimento, assistência técnica, design e produção, instalações e serviços.
A partir dessa data, passou por uma série de atualizações e hoje a ISO 9001 tem definido 7 Princípios do Sistema da Gestão da Qualidade: Foco no Cliente, Melhorias, Tomada de Decisão, Gestão de Relacionamento, Engajamento de Pessoas, Abordagem de Processos e Liderança.
Você sabe o que a certificação ISO 9001 tem em comum com a filosofia Lean Manufacturing?
Descubra neste post!
Lean Manufacturing
No inglês, Lean significa “enxuta” e Manufacturing significa “manufatura”.
Ou seja, como a própria tradução já diz, Lean Manufacturing nada mais é do que uma filosofia de gestão que busca funcionar da maneira mais econômica possível para reduzir desperdícios (processamento impróprio, excesso de produção, estoque, excesso de transporte, movimentos desnecessários, defeitos e retrabalhos, e tempo de espera).
A filosofia Lean Manufacturing possui cinco princípios básicos que, se levados em consideração, podem ajudar a empresa a combater os desperdícios e oferecer mais qualidade nos processos. São eles:
- Valor: a empresa precisa compreender o que os clientes valorizam, quais são os requisitos importantes, e como os seus produtos e serviços podem atender essas necessidades;
- Fluxo de Valor: o segundo princípio exige que a empresa faça o mapeamento de todos os processos envolvidos na obtenção de um produto ou serviço específico, desde a matéria-prima até a entrega do produto final ao cliente. Esse mapeamento torna possível identificar os desperdícios e eliminar processos que não agregam valor;
- Fluxo Contínuo: a empresa deve criar um fluxo de processos que seja eficiente para otimizar o tempo de produção e atender as necessidades dos clientes mais rápido, sem interrupções, atrasos ou gargalos.
- Produção Puxada: esse princípio orienta a empresa a usar um sistema de produção baseado em pull. Isto é, a produção só inicia após o pedido do cliente. O objetivo da Produção Puxada é eliminar a produção em excesso.
-
Perfeição: o quinto e último princípio orienta a empresa a sempre buscar a melhoria contínua em seus processos.
ISO 9001
A ISO 9001 é uma norma que certifica os Sistemas de Gestão da Qualidade e define os requisitos para a implantação do sistema.Tem como objetivo garantir a otimização de processos, oferecendo maior agilidade no desenvolvimento de produtos e uma produção mais ágil a fim de satisfazer os clientes.
Quando a empresa possui o selo ISO 9001, ela transparece mais confiança para o mercado uma vez que o consumidor sabe que os produtos e serviços estão sendo criados e realizados com excelência.
Eles sabem que os processos produtivos seguem uma padronização e que isso ajuda a garantir a melhoria contínua e a qualidade dos produtos.
A ISO 9001 conta com 8 princípios da qualidade. São eles:
● Foco no Cliente: os colaboradores precisam ter o foco no cliente. Não devem medir esforços para atender bem as pessoas e o atendimento precisa ser satisfatório e agradável para ajudar na fidelização;
● Liderança: os líderes devem estar comprometidos com os objetivos da organização, conduzindo as equipes através das estratégias, a fim de alcançar as metas estabelecidas.
● Engajamento de Pessoas: as pessoas precisam estar envolvidas e comprometidas com a empresa para que todos os setores possam interagir e funcionar como um só.
● Abordagem de Processo: o planejamento e o controle dos processos é crucial porque ajuda as empresas a saberem exatamente onde o erro está, analisando as entradas e saídas, as mudanças, os recursos necessários, as responsabilidades, os riscos e as oportunidades.
● Abordagem Sistêmica para a Gestão: nesse princípio, os processos devem ser visualizados como um sistema para serem melhor avaliados e organizados;
● Melhoria Contínua: a equipe deve buscar analisar continuamente os processos internos, reagindo às mudanças e criando novas oportunidades para evidenciar a evolução da empresa. E assim, trabalhar com eficiência e garantir a qualidade dos produtos e serviços;
● Abordagem Factual para Tomada de Decisões: por meio de métricas e indicadores, os gestores devem verificar quais são as oportunidades e os desafios para a empresa. Com base nisso, tomar decisões que auxiliem na melhoria dos serviços e produtos;
● Benefícios Mútuos nas Relações com os Fornecedores: a empresa precisa manter uma boa relação com seus fornecedores. Se existir uma parceria forte entre as partes fica mais fácil combinar prazos e preços. Além de gerar mais economia, isso contribui também para a qualidade dos produtos e serviços.
A certificação ISO 9001 aumenta a confiança do cliente em relação a marca, os produtos e serviços. Essa confiança reflete nos resultados da companhia uma vez que os consumidores se sentem mais satisfeitos e as vendas crescem.
Lean Manufacturing X ISO 9001
Como você pode ver, tanto a filosofia Lean Manufacturing como a ISO 9001 ajudam a melhorar os processos internos da empresa.Embora tenham sido criadas em tempos distintos e com propósitos diferentes, ambas promovem a melhoria contínua por meio dos seus conceitos e métodos.
Não é uma questão de escolha, mas objetivos. A filosofia Lean pode ajudar você a fornecer as melhorias de processo sugeridas pelo sistema de gestão da qualidade ISO 9001, enquanto os princípios da qualidade da ISO 9001 pode ajudá-lo a identificar e remover resíduos de suas operações.
No fim, ambas podem ser utilizadas para diminuir os custos com desperdícios, otimizar as operações e aumentar a qualidade de produtos e serviços ao cliente.
Tanto o modelo Toyota (Lean Manufacturing) como os princípios da ISO podem ser aplicados em empresas de qualquer segmento. Ou seja, não são só para as indústrias.
O sistema Lean busca entregar um melhor desempenho por meio da redução de desperdícios e atividades que não agregam valor, sendo uma excelente ferramenta para aprimorar processos e melhorar ainda mais a satisfação dos clientes.
Segundo a ISO 9001 9.1.2 Satisfação do cliente, a organização deve monitorar a percepção de clientes do grau em que suas necessidades e expectativas foram atendidas. Inclusive ela também deve determinar os métodos para obter, monitorar e analisar criticamente essa informação.
Gostou do tema? Gostaria de acessar mais conteúdos como esse? Então continue lendo o nosso blog para se manter atualizado!
11 de Maio de 2020
Tags:
iso 9001 filosofia Lean Manufacturing Lean Manufacturing qualidadeCategorias
ATENDIMENTO AUDITORIA CALIBRAÇÃO CASE DE SUCESSO COMUNICAÇÃO FINANÇAS GESTÃO INDICADORES ISO 9001 NÃO CONFORMIDADES NOTÍCIAS PLANO DE AÇÃO PLANO DE RISCO SERVIÇOSPosts Recentes
A importância de monitorar competências e treinar colaboradores05 de Março de 2024 Como centralizar os históricos de Atendimentos ao Cliente com o DOO
20 de Fevereiro de 2024 Dicas para preparar sua empresa para auditoria de certificação ISO 9001
23 de Janeiro de 2024 Reduza entre 6% e 64% seu custo com calibração
08 de Janeiro de 2024 Impactos da Indústria 4.0 na gestão da qualidade contemporânea
27 de Dezembro de 2023 Gestão da qualidade - Retrospectiva 2023
13 de Dezembro de 2023 Como lidar com as reclamações de clientes?
16 de Novembro de 2023 Interpretação do item 9.1.2 Satisfação do cliente da ISO 9001:2015
07 de Novembro de 2023 Ideias para comemorar o Dia Mundial da Qualidade 2023 na sua empresa!
24 de Outubro de 2023 Revisão da ISO 9001:2015 – início do projeto de revisão e o que esperar?
10 de Outubro de 2023