Facebook

Saiba como otimizar a análise de dados com a tecnologia

Até hoje os indicadores de desempenho são consideradas as ferramentas de gestão mais importantes de uma empresa.

Por meio deles os gestores conseguem acompanhar a produtividade da equipe, controlar processos e até monitorar a performance de cada trabalhador. Não só isso, conseguem elaborar ações estratégicas muito mais rápidas e assertivas.

Porém, quando não realizam a análise de dados, esses profissionais ficam sem saber se as atividades da empresa estão gerando algum retorno. Ou se é necessário implementar alguma mudança para garantir a melhoria contínua.

Se perguntássemos, você saberia responder:

  • Qual é a principal origem das não conformidades internas hoje?
  • Quantos documentos estão com a validade vencida?
  • Quais fornecedores estão com a qualificação abaixo do esperado?
  • Quantos riscos precisam ser reanalisados?

Não? Já parou para pensar que a demora para analisar esses e outros indicadores da qualidade pode estar prejudicando os resultados da sua empresa?

Veja, neste post, qual é a importância de acompanhar os números em tempo real para uma boa gestão de processos, e o que a sua empresa pode perder caso não se preocupe em potencializar essa análise.

Confira! 

A importância de analisar os indicadores de desempenho em tempo real

Os indicadores de desempenho exercem um papel extremamente importante dentro da empresa: ajudar o gestor a alcançar um alto padrão de qualidade.

Se não fizer essa análise de dados, o profissional de gestão não consegue acompanhar o progresso da empresa, nem verificar se existe a necessidade de traçar novas estratégias.

Por causa da COVID-19, e por conta do aumento de acessos à internet, muitas empresas estão sendo obrigadas a tornar as atividades menos operacionais e mais estratégicas. Primeiro para otimizar as operações, e segundo para aumentar sua produtividade e atender bem os clientes.

Até pouco tempo atrás as planilhas eletrônicas eram as únicas alternativas quando o assunto era estruturar números de processos. Porém, a tendência a longo prazo deste tipo de ferramenta, é gerar “dor de cabeça”. De maneira geral, seu processo passa por transformações que a planilha não está apta à acompanhar gerando. Uma análise imprecisa, insegura e com possibilidade de várias incossistências.
 
Os profissionais de gestão precisam começar a automatizar a análise de dados para melhorar a gestão de processos. Isso é um fato! Mas não só isso, devem apostar em uma tecnologia de ponta que os ajudem a tomar decisões mais estratégicas, e a alcançar (e manter) o alto padrão de desempenho.

Quais são os benefícios da automatização?



Quando o controle dentro da empresa é feito manualmente, o gestor pode demorar um certo tempo para tomar decisões, não é? Ele precisa analisar os dados com atenção, conferir cada um dos controles e esperar até o 5º ou 10º dia do mês para lançar / fechar todos os números.

O problema é que essa demora para analisar os indicadores de desempenho interfere também na gestão de processos e elaboração de estratégias.

Contudo, se ele opta por automatizar os processos, não precisa mais se preocupar com o fator tempo. E sabe por quê? Porque ao investir na automatização ele consegue garantir benefícios incríveis como:

  • Análise de indicadores em tempo real: a automatização permite o acesso rápido às informações, em tempo real. Os setores dentro da empresa são todos integrados e os dados armazenados ficam seguros dentro de uma única plataforma.
  • Rapidez na elaboração das ações de melhoria: uma vez que tem acesso aos indicadores de desempenho, em tempo real, o gestor consegue analisar os dados com mais agilidade. Isso permite que ele elabore estratégias mais assertivas com segurança e confiabilidade. 
  • Informações confiáveis para fundamentar as decisões: o mais interessante da automatização é que a empresa pode ficar livre de erros quanto aos dados. A qualidade e confiança sobre as informações é o que garante ao gestor uma base sólida para a tomada de decisão.
 
Viu só? Esses são apenas alguns dos benefícios que a empresa pode deixar de ganhar quando não investe em tecnologia!
   

DOO: tecnologia para tornar você menos operacional e mais estratégico!!




Ainda existe um certo receio quando o assunto é investir em automatização, sabia? Muitos gestores não sabem como as ferramentas funcionam, ou não conhecem uma solução prática que seja capaz de garantir os benefícios acima.

Entretanto, já existem soluções disponíveis no mercado que foram desenvolvidas para atender às expectativas. O DOO, por exemplo, um software para a gestão da qualidade, é uma dessas ferramentas.

Além de ajudar a automatizar os processos da qualidade, a solução permite a análise de indicadores, em tempo real, e o acesso rápido a relatórios confiáveis para a tomada de decisão.

Não só isso, dispõe de ferramentas que atendem às normas da ISO 9001 e dashboards gerenciais que otimizam o gerenciamento e melhoram ainda mais o controle. 
Legal, não é?

Analisar as métricas e os indicadores de desempenho ficou muito mais rápido, prático e simples com o DOO!  :-)

Se você ficou curioso para saber mais sobre como a ferramenta funciona, clique agora mesmo para agendar uma demonstração! Ou, se preferir, continue lendo o nosso blog para se manter por dentro de todas as novidades!

28 de Setembro de 2020

Tags:

Gestão de processos Indicadores de desempenho Análise de dados Indicadores da qualidade