Facebook

Gestão à vista: o que é e qual sua importância?

A empresa que possui uma visão holística sobre os negócios consegue tomar decisões assertivas mais rápido. Também é capaz de manter as metas bem expostas, aumentar a produtividade da equipe e alcançar resultados positivos em menos tempo.

Para sair na frente da concorrência e se tornar uma organização realmente competitiva é necessário otimizar processos. E, para isso, seus líderes precisam aumentar o engajamento dos colaboradores e apostar em métodos inovadores de gestão.

A gestão à vista, por exemplo, é uma das metodologias capazes de melhorar a empresa como um tudo, inclusive a Gestão da Qualidade e a Gestão de Resultados

Não sabe o que é gestão à vista e nem como funciona? Veja, neste post, o que é, qual sua importância e como essa prática pode contribuir para os resultados da sua empresa.

Confira! 

Gestão à vista: o que é e como funciona?



A gestão à vista é uma metodologia de gerenciamento utilizada para transmitir dados a um determinado grupo de pessoas.

Nela, o líder disponibiliza em um quadro ou painel todas as informações que considera importante para a gestão dos colaboradores. Por exemplo: dados de performance, indicadores de desempenho ou códigos de conduta.

Essas informações ficam sempre à vista e disponíveis a todos. Deixar os dados à mostra funciona como uma estratégica para aprimorar a cultura organizacional, moldar o comportamento dos colaboradores e fornecer à eles uma visão mais ampla sobre os negócios.

Conheça os recursos para colocar em prática a gestão à vista



Agora que você já sabe o que é gestão à vista e como funciona, que tal conferir alguns recursos para colocá-la em prática?

  • Painel: o painel é um excelente recurso para gestão à vista. Simples e prático, as informações podem ser disponibilizados por meio de planilhas impressas, imagens, gráficos ou até mesmo relatórios.  

Nesse caso, a empresa pode utilizar telas, banners, panoramas, pinturas ou quadros;

  • Televisão: embora o investimento seja mais alto que o painel, a televisão também é uma opção bastante interessante. Afinal, permite que a empresa disponibilize dados em um formato mais interativo como, por exemplo, vídeos e fotos;
  • Software de gestão: outro recurso para realizar a gestão à vista é por meio de um sistema de gestão. Mais moderno e inovador, o líder e seus liderados podem apostar na tecnologia para acessar painéis eletrônicos e lançar metas e acompanhar projetos, entre outros. 

Vantagens da gestão à vista



A gestão à vista é uma prática importante para a Gestão da Qualidade e Gestão de Resultados. Ajuda a empresa a evitar problemas, e auxilia os profissionais de gestão na identificação de erros, falhas e necessidade de melhorias.

Abaixo, veja 7 benefícios que a gestão à vista pode trazer para a sua empresa:

1) Visão mais ampla sobre os negócios


Como as informações ficam disponíveis aos colaboradores, todos os integrantes da empresa conseguem ter uma visão mais holística sobre os negócios.

Deixam de analisar as atividades de maneira fragmentada (apenas o trabalho individual), e passam a compreender que suas ações também podem impactar outros processos.

Essa visão contribui para realizarem as atividades com mais atenção, melhorando assim a qualidade e os resultados.

2) Tomada de decisão mais rápida


Como as informações são atualizadas e estão sempre à mostra, a tomada de decisão acontece de forma mais assertiva.

Ao analisar o quadro/ painel, o líder e os colaboradores têm conhecimento sobre as tarefas e qual é a situação atual dos projetos. Assim sendo, conseguem analisar as operações em conjunto e tomar decisões baseadas nessa performance.

3) Maior foco dos colaboradores


Uma vez que é possível acompanhar as informações diariamente, os colaboradores conseguem manter o foco sobre as atividades. A visão holística ajuda a não cometerem erros, nem perderem tempo e energia refazendo as tarefas.

Isso contribui para a melhoria contínua dos processos, que reflete diretamente nos resultados da empresa.

4) Controle de metas


Quando as informações ficam à mostra, o líder consegue ter maior controle sobre as metas. Afinal, todos os dias ele consegue verificar o desempenho dos integrantes e avaliar de perto se as estratégias estão (ou não) surtindo efeito.

E também se existe necessidade de tomar outras medidas para o atingimento dos objetivos. Mas vale lembrar que, além de auxiliar o líder no controle das metas, a gestão à vista ajuda a aumentar a motivação e dedicação dos funcionários. Dois fatores importantes para a Gestão da Qualidade.

5) Aumento de engajamento


A gestão à vista aumenta o engajamento de pessoas, uma vez que possibilita que os integrantes avaliem os seus próprios esforços. Essa autonomia permite que eles analisem sozinhos o seu desempenho e descubram como o trabalho de cada colaborador ajuda no crescimento da empresa.

Quanto mais engajados estiverem, maior será o comprometimento do time junto à empresa e os resultados. 

6) Melhora no relacionamento


A gestão à vista possibilita um relacionamento mais alinhado e harmonioso entre os líderes e seus liderados. Contribui para que todos os integrantes alcancem os objetivos, uma vez que são guiados pelas mesmas informações.

Quando a empresa consegue melhorar o relacionamento entre os líderes e os colaboradores, os processos fluem e ela passa a alcançar resultados positivos mais rápido.

7) Aumento na produtividade


Ao visualizarem os dados de performance e indicadores, os integrantes da empresa conseguem ter uma visão mais holística sobre os processos. Essa visão ampla ajuda a manterem o foco sobre as metas e, consequentemente, passam a se sentir mais engajados.

O engajamento contribui para a produtividade e Gestão da Qualidade, uma vez que cada colaborador se sente mais motivado e comprometido com os propósitos da empresa.

Exemplos de gestão à vista


#1. Quadro de atividades


O quadro de atividades é um exemplo de gestão à vista que serve para indicar o andamento de projetos. Nele, o líderes podem estabelecer as tarefas que precisam ser cumpridas, os prazos de entrega e quem serão os colaboradores responsáveis por cada função.

O interessante deste exemplo é que a empresa pode inserir um quadro de atividade em cada um dos departamentos. Assim fica mais fácil para acompanhar o andamento e progresso de cada setor.

#2. Dashboard de indicadores


O dashboard de indicadores funciona como um painel de controle, só que em formato digital. Aqui a empresa disponibiliza informações no formato de gráficos e tabelas.

Esse exemplo de gestão à vista também é interessante pois ajuda a simplificar e até acelerar o entendimento dos funcionários em relação aos dados.

#3. Painel da qualidade


O painel da qualidade serve para informar a qualidade dos processos e resultados da empresa.

Nesse exemplo de gestão à vista, as informações são apresentadas no formato de gráficos, tabelas e outros instrumentos. Os dados inseridos no painel da qualidade vão ajudar o líder na tomada de decisão e implementação de melhorias dentro da empresa.
  
Viu só como a gestão à vista pode ajudar na otimização de processos? Inclusive na Gestão da Qualidade e Gestão de Resultados

Se você gostou do tema, continue lendo o nosso blog para se manter por dentro de todas as novidades!

15 de Junho de 2020

Tags:

Gestão da qualidade gestão a vista painel da qualidade gestão de resultados