Conheça 5 ferramentas eficazes para a gestão da qualidade
Está sem tempo de ler agora? Aproveite o player e ouça o nosso conteúdo!Um dos objetivos do sistema de gestão da qualidade é que a organização consiga acompanhar os processos e analisar os fatos em todas as áreas.
Algumas ferramentas podem ajudar os gestores nas atividades, em processos de melhorias e nas tomadas de decisões. Porém, apesar de não serem complexas, essas ferramentas devem ser aplicadas por profissionais capacitados, a fim de evitar que os resultados saiam incorretos.
Separamos 5 ferramentas que ajudarão na sua gestão, confira:
A ferramenta 5W2H trata-se de uma metodologia funcional para determinar e realizar as ações. É bastante utilizada como complemento em um plano de ação, para grandes ou pequenos projetos.
Podemos considerar o método como um checklist que auxiliará no desenvolvimento de atividades específicas.
O problema encontrado em muitas organizações é a falta de processos eficientes que tenham um início, meio e fim, muitas vezes as ações não chegam até o objetivo final por falta de disciplina. Utilizar um plano de ação pode ser a saída para organizar melhor cada etapa, pois permite que você acompanhe detalhadamente cada atividade.
Gerenciar as ações com um plano de ação é uma boa estratégia, pois você sabe exatamente quais recursos precisa para atingir as metas.
O PDCA trata-se de um método focado em melhoria contínua. Através de 4 passos é possível desenvolver um planejamento a fim de alcançar resultados satisfatórios, tudo de forma contínua.
O ciclo PDCA pode ser aplicado em novos produtos, resolução de problemas, execução de projetos e criação de conceitos. Este método pode ser utilizado por todas as áreas da organização com o objetivo de identificar processos problemáticos e corrigi-los.
O método Ishikawa, também é conhecido por espinha de peixe e tem como
princípio abordar o problema em suas origens, verificando suas causas.
Não basta olhar para as causas aparentes do problema, é necessário verificar o teor delas através do método Ishikawa. Tendo as causas verdadeiras em mãos, fica mais viável percorrer o caminho da solução, uma vez que toda causa aponta para uma atitude corretiva ideal.
A matriz SWOT é uma ferramenta para a gestão de simples aplicação que permite a identificação e analise de pontos importantes dentro de uma organização.
Dessa forma, é possível antecipar ameaças, identificar oportunidades, reforçar potencialidades e superar os pontos negativos da organização.
Através dessas ferramentas você conseguirá otimizar o tempo de analises e do monitoramento dos processos e atividades. Além do mais, ficará mais fácil tratar de não conformidades e também no desenvolvimento de estratégias eficientes para a implantação de melhorias.
31 de Agosto de 2020
Tags:
swot ishikawa pdca plano de ação 5w2hCategorias
ATENDIMENTO AUDITORIA CALIBRAÇÃO CASE DE SUCESSO COMUNICAÇÃO FINANÇAS GESTÃO INDICADORES ISO 9001 NÃO CONFORMIDADES NOTÍCIAS PLANO DE AÇÃO PLANO DE RISCO SERVIÇOSPosts Recentes
3 boas práticas para avaliar a eficácia dos treinamentos25 de Abril de 2024 Como engajar colaboradores na qualidade por meio dos treinamentos?
10 de Abril de 2024 Gestão à vista de indicadores: comunicando resultados e impulsionando desempenho!
25 de Março de 2024 A importância de monitorar competências e treinar colaboradores
05 de Março de 2024 Como centralizar os históricos de Atendimentos ao Cliente com o DOO
20 de Fevereiro de 2024 Dicas para preparar sua empresa para auditoria de certificação ISO 9001
23 de Janeiro de 2024 Reduza entre 6% e 64% seu custo com calibração
08 de Janeiro de 2024 Impactos da Indústria 4.0 na gestão da qualidade contemporânea
27 de Dezembro de 2023 Gestão da qualidade - Retrospectiva 2023
13 de Dezembro de 2023 Como lidar com as reclamações de clientes?
16 de Novembro de 2023