Facebook

Empresas podem sim perder a Certificação ISO 9001

A ISO 9001 é uma norma que certifica o Sistema de Gestão da Qualidade da sua organização. Essa é uma frase muito bonita, mas o que poucos sabem é que após ser conquistada ela exige muito empenho de todos os colaboradores para que seja mantida.

Ser certificado é um diferencial que garante a excelência dos processos e melhora a competitividade de mercado.
 
Perder a certificação pode resultar negativamente no negócio. Mas você já parou para pensar como uma organização pode perder a certificação ISO 9001? Separamos alguns motivos, confira:
 
1 – VOCÊ NÃO PODE USAR A LOGOTIPO DA ISO DE QUALQUER JEITO
 
Uma organização certificada normalmente utiliza a logotipo da ISO 9001 em suas comunicações, como em anúncios, no site e nas redes sociais, porém, é preciso de atenção. A marca ISO tem uso restrito previsto em contrato e exige alguns cuidados ao utilizá-la em materiais publicitários, o uso inadequado pode levar a suspensão ou cancelamento da certificação.

Outro cuidado importante na comunicação é a indução às pessoas de que a certificação é sobre produtos, o que não condiz com a realidade já que a certificação está ligada aos processos da organização. Portanto, fique ligado: Qualidade de processos, não é qualidade de produtos!
 
2 – NÃO CORRA RISCO DE PERDER A CERTIFICAÇÃO POR UM MAU ATENDIMENTO!
 
Muito cuidado na hora de atender seu consumidor! Um cliente insatisfeito com a organização por não conseguir a resolução de algum problema, pode direcionar a reclamação para a empresa certificadora, que por sua vez, verificará a gravidade da reclamação e a quantidade de clientes insatisfeitos com a empresa podendo cancelar a certificação.
 
Com base nisso, recomendamos para você esse eBook que traz boas práticas de atendimento ao cliente conforme a ISO. Evite erros!

3 – SUAS NÃO CONFORMIDADES NÃO PODEM SER RECORRENTES!

Não Conformidades sistêmicas, recorrentes nos mesmos processos ou em mais de uma auditoria obriga a certificadora a realizar um registro de Não Conformidade grave e estipular um prazo de até 90 dias para uma nova avaliação. Se nesta nova auditoria a Não Conformidade permanecer a certificação é cancelada.
 
Fica como sugestão este artigo que ensina você a ajudar sua equipe a respirar qualidade através das Não conformidades.

4 – INADIMPLÊNCIA

Uma organização certificada precisa arcar com as responsabilidades que constam no contrato com a certificadora. O não pagamento das taxas anuais pode levar ao cancelamento da certificação.


5 – DECISÃO DA ORGANIZAÇÃO

A empresa pode optar por não renovar ou cancelar a certificação, seja por questões econômicas, por não influenciar no seu mercado e/ou por não conseguir se manter em conformidade com os requisitos da norma.

Lembramos que a certificação ISO 9001 não é um requisito obrigatório, com exceção de alguns segmentos como as distribuidoras de energia, pois neste caso a Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL exige a certificação.

A CERTIFICAÇÃO TEM VALIDADE DE 3 ANOS

Obter e manter a certificação ISO não é tarefa fácil, é preciso inserir os requisitos nos processos e manter o Sistema de Gestão da Qualidade alinhado às normas da ISO 9001 e também aos objetivos pretendidos pela organização.
 
Após conquistar a certificação ela é válida por 3 anos, durante esse tempo, semestralmente, anualmente ou somente na recertificação, o Sistema de Gestão da Qualidade é auditado pela certificadora. A organização poderá perder a certificação caso não esteja seguindo a norma.
 
Devemos lembrar que a certificação ISO não é um evento único, e sim um passo importante de uma longa caminhada em busca da excelência organizacional.
 

26 de Setembro de 2018

Tags: